Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cortar a gravata e passar o sapato

O que é? é uma prática, que ainda persiste na maioria dos casamentos, onde (geralmente) os padrinhos ou familiares dos noivos passam por todos os convidados pedindo dinheiro para ajudar na lua-de-mel dos noivos e em troca recebem um pedacinho da gravata do noivo (que não precisa ser necessariamente a que o noivo usou no casamento, pode ser uma bem bagaceira só para cortar mesmo) ou passam com o sapato da noiva.



Atualmente é comum passar uma bandeja ou um cofre de porquinho para arrecadar e outra novidade é dar brindes para quem contribuiu (gravatinhas e sapatinhos de chocolate, mini gravatinhas, mas pode ser qualquer coisa). Outra forma de fazer a brincadeira é entregar um papelzinho com um número para quem já contribuiu e no final da brincadeira sortear um presente (que fica a critério dos noivos).





Esse assunto gera muitas divergências de opinião (inclusive entre o próprio casal), alguns acham legal, outros nem tanto, já que esse momento pode gerar algum constrangimento para algumas pessoas, pois muitas pessoas acabam não podendo ajudar ou não conhecem essa tradição e acabam não levando dinheiro para o casamento. Ou a pessoa não quer dar mesmo, já gastou com roupa, sapato, mulheres gastam horrores com salão de beleza e ainda levam presente. Eu particularmente não gosto muito, acho que se os noivos precisam ou querem mais alguma ajuda tem outros meios de pedir, sem que ninguém se sinta constrangido.
Hoje é comum os noivos fazerem um site para o casamento, nesse site podem ser feitas contribuições, comprar os presentes on-line, entre muitos outros recursos, acredito que esse tipo de "pedir dinheiro" é mais suave, a pessoa faz em casa, se não quiser ou não puder ajudar ninguém vai ficar sabendo (só os noivos) e acho que evita qualquer mal estar nos convidados.
Mas se o desejo dos noivos é seguir a tradição, a dica é escolher pessoas divertidas para essa tarefa, e que tenham noção de quando está "passando do ponto" na hora de pedir o dinheiro. Lembre também de organizar algo que diferencie os convidados que já foram abordados e dos que não foram ainda, para não ficar repetindo as pessoas. É vendido em lojas e na internet alguns adesivos com frases engraçadas para quem doou, ou não, mas, mais uma vez, tem gente que pode ficar constrangido com o tal adesivo, a minha opinião é não diferenciar quem já doou e quem não doou e sim quem participou ou não. Para decidir, acima de tudo os noivos tem que conhecer bem seus convidados, o que eles vão achar da brincadeira, se vão se divertir junto, ou SE contribuírem vai ser só por "obrigação"...
Adesivos (na minha opinião) muito constrangedores... hehehe
E é muito importante deixar bem claro para os padrinhos e familiares (e possível assessorista) se NÃO quiserem a brincadeira, porque muitas vezes o pessoal começa a se organizar sem nem perguntar para os noivos, já que é costume em muitos casamentos.


Mas de tudo isso uma coisa é certa, tem gente que arrecada um bom dinheiro com essa brincadeira, e vale a pena pensar 2x antes de dizer não para ela. hehehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário