Pesquisar este blog

sábado, 21 de setembro de 2013

DIY - Caixa forrada com tecido (parte 1)

Vejo por aí muitas ideias para os convites dos padrinhos, daminhas e pajens, muito deles são com caixas com lembrancinhas dentro E o convite em si. Acho muito legal essa ideia, já que acho que os padrinhos merecem um carinho mais que especial na hora de receberem esse convite, e o que é mais atencioso que uma caixinha feita pelos próprios noivos? Especial para cada padrinho/madrinha?
Então eu resolvi trazer um passo-a-passo (que eu achei AQUI) de como forrar essas caixinhas com tecido, ficam lindas e não dá tanto trabalho como pintar, além disso essas caixinhas podem ser feitas para decoração e até para os kits para os banheiros ou até para uma lembrança especial. Então arregaça as mangas e mãos à obra.

 Material
Caixa de MDF do tamanho e modelo que preferir
Lixa (nesse PAP foi usada a 01)
Lixa de unha
Cola branca
Pincel (foi usado um nº 20 da tigre)
Tesoura para tecido e para papel
Rolinho de pintura
Espátula (ou, no caso, cartão de crédito)

A primeira coisa é preparar a caixa, lixar para ela ficar bem lisinha (alguns vêem um pouco "felpuda". Depois tire a poeira que vai ficar na caixa com um paninho úmido.

Escolha um tecido e corte (no caso) quadrado, de uma tamanho que cubra o fundo e as laterais, por fora. Por dentro será usado outro tecido, por isso o esse primeiro corte não precisa cobrir as laterais internas por completo.

Coloque um pouco da cola em um potinho (porque fica mais fácil de manusear). Com o pincel, espalhe a cola no fundo da caixinha, tendo certeza de espalhar bem e por tudo. Depois, use o rolinho para fazer com que essa camada de cola fique mais uniforme.

Aplique o tecido no centro, deixando as sobras para cobrir as laterais. Use o cartão de crédito como uma espátula para fixar e esticar bem o tecido, com movimentos do centro para fora. Isso vai eliminar possíveis bolhas entre a caixa e o tecido.

Para colar as laterais faça do mesmo jeito, passar cola com pincel, espalhar com rolinho e o cartão para eliminar as bolhas. Faça isso em apenas uma lateral.

Quando a lateral estiver colada, use a lixa de unha para "raspar" no tecido que vai cortando aos poucos, depois disso use a tesoura para cortar o resto do tecido (dessa lateral).

Depois cole a lateral oposta à primeira, cola com pincel, rolinho e cartão. Lixa de unha e tesoura para o excesso de tecido.

Nas 2 laterais que faltam o processo de colar é o mesmo, cola com pincel, rolinho e cartão. Mas a diferença está na hora de cortar ao invés de usar a lixa, vai marcar onde é o corte e cortar direta com a tesoura, para o acabamento (onde os tecidos se encontram) fique mais bonito.

Depois de ter colado todas as laterais externas, corte o excesso de tecido que ficou "solto" na parte interna da caixa.

Nas laterais internas é o mesmo processo da parte exterior da caixa. Primeiro passar a cola com um pincel, espalhar com o rolinho e no final o cartão de crédito para tirar as bolhas. E a ordem de colagem também é a mesma, cola uma e depois a oposta, depois das 2 outras, uma de cada vez.

Não se preocupe agora com o acabamento na parte interna da caixa, isso vai ser resolvido mais tarde.
Essa foi a parte de baixo da caixa, depois vem a tampa, mas agora eu vou dormir que estou morrendo de sono, afinal são 2h30 da manhã, e termino o post amanhã.

Bssos





Nenhum comentário:

Postar um comentário