Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Casamentos pelo mundo: Tradições

Em qualquer lugar no mundo tem casamento né... podem não ser todos iguais, podem ser com mais de uma pessoa, pode ser com uma árvore, mas casamento sempre tem, e como eu adoro curiosidades, eu resolvi fazer um post contando algumas tradições em casamentos pelo mundo...

1 – Três vestidos
Se já é difícil escolher um, imagina três. Na China moderna, isso é costume, o primeiro é o qipao ou cheongsam tradicional, geralmente vermelho e bordado, na cultura chinesa o vermelho por ser uma cor forte traz sorte. Depois vem o vestido de baile, branco e por último a noiva põe um vestido de recepção ou de coquetel, da cor que a noiva achar melhor. Mas em todas as ocasiões têm um acessório vermelho.


 2 – Mãos pintadas
Lindo, lindo, acho que o casamento indiano é o que eu acho mais bonito! Na Índia, antes da cerimônia do casamento, a família e amigas da noiva decoram suas mãos e pés com desenhos elaborados (menhdi), mas isso todo mundo viu na novela Caminho das Índias, feitos de henna e duram apenas algumas semanas. Os desenho levam horas para serem feitos, pois são muito detalhados, e ainda tem o tempo que a noiva tem q esperar a henna secar, para não borrar tudo. Durante esse trabalho a noiva ganha mordomias a ajuda dos amigos e familiares se precisar de alguma coisa 



3 – Pular uma vassoura
Ahn?? Isso aconteceu em algumas culturas celtas e ciganas. Mas hoje é bem visto entre os afro-americanos, tradição que tomou força na época da escravidão, quando o casamento entre escravos não era aceito legalmente. Então eles saltavam as vassouras, juntos, para declarar a sua união, significa varrer o velho e abrir caminhos para as coisas boas.


4 – Mazel Tov!
Quebradeira total. Não se sabe muito bem de onde veio essa tradição dos judeus de quebrar vidros, copos geralmente. Alguns dizem que o vidro representa a destruição do grande templo de Jerusalém em 70 d.C., outros, que o vidro quebrado é um lembrete de que a alegria deve ser sempre moderada, libera geral, nada de moderação. Mas, geralmente quando o vidro é quebrado está todo mundo muito feliz e os convidados gritam "Mazel Tov!", que significa boa sorte!.


5 – Madrinhas bebês
A tradição mais cuti-cuti de todas. Já é bem utilizado aqui no Brasil e em outros países também a aparição das daminhas de honra, mas nos casamentos reais no Reino Unido eles usam APENAS as crianças, geralmente bebês. No casamento da Kate Middleton, as daminhas tinha só 3 aninhos. Fofura master.


6 – Surpresa no bolo
Essa eu achei ótima se tivesse visto antes teria colocado no post Buquês III - Como atirar o buquê ou Quem é o próximo a casar. No Peru, ao invés da noiva atirar o buquê, fitas são sobradas entre as camadas de um bolo de casamento (que pode ser falso para não estragar todo o bolo), cada convidada pega uma fita e puxa, uma delas vai pegar o anel de casamento falso e será a próxima a se casar. Dizem que essa brincadeira já é usada aqui no Brasil nos chás de cozinha, eu nunca vi.


7 – Abatendo uma vaca
Essa eu não gostei. Os casamento Zulu, são marcados por cores vibrantes e danças entre as famílias do noivo e da noiva, mas isso até a gente aqui tem. As noivas começam seu dia com um vestido branco, e depois do casamento na igreja colocam roupas tribais tradicionais. Então a família do noivo abate uma vaca, para receber a noiva de braços abertos e a noiva coloca dinheiro dentro do estômago da vaca, para simbolizar que agora ela faz parte da família. 
Primeiro casamento homossexual Zulu
8 – Banho de alegria
O casamento libanês começa com muita música, dança e júbilo, com amigos, familiares e as vezes músicos e bailarinos profissionais ("zaffe"), à porta do noivo, esse grupo acompanha o noivo até a casa da noiva. Os dois são banhados em uma chuva de bençãos e pétalas de flores. Esse é legal.


9 – Pagando pela noiva
Esses ganham as noivas por persistência. Na Rússia, antes do casamento, o noivo vai à casa da noiva e a pede em casamento. Brincando, seus amigos e familiares negam, até que o noivo pague em dinheiro, jóias ou apenas testes. Depois de responder enigmas, entre outras brincadeiras, ele pode encontrar sua futura esposa. Tá, achei meio bobo. 


10 – Pague pelo seu sapato
Depois do casamento paquistanês, o casal volta para casa para um cerimônia chamada de "mostrar o rosto", onde família e amigos, seguram um xale verde sobre a cabeça do casal e um espelho conforme a noiva retira o véu, isso na verdade é uma distração, pois enquanto os noivos estão se olhando, os parentes da noiva fogem com o sapato do noivo e só devolvem depois que conseguirem dinheiro. Esse eu também não achei legal.

Se alguém for de alguma dessas culturas e quiser corrigir ou acrescentar algo, fique a vontade XD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário