Pesquisar este blog

sábado, 10 de agosto de 2013

DIY - Estêncil

O que é? Estêncil é uma técnica usada para aplicar desenhos ou o que quiser, em alguma superfície. Para isso é usado um papel (hoje existem diversos tipos de material para isso), que será desenhado (e cortado, para ficar vazado) e através dele, usar tinta para marcar a superfície que desejar. Hoje em dia, essa técnica é muito vista nos grafites (aqueles desenhos BONITOS que vemos pelas ruas, que NÃO é pichação).

Como fazer seu próprio estêncil
Escolha uma figura, as que são totalmente preenchidas, como coração e a silhueta abaixo são mais fáceis de fazer. Desenhar a figura em uma cartolina (que é mais firme) e depois recortar o desenho. Depois é só pintar o desenho vazado, na superfície desejada.




É possível usar o Estêncil para fazer uma estampa exclusiva também ...

Posicione o "desenho" no tecido que deseja estampar (em ecobags ficaria muito legal), coloque um pouco de tinta em um recipiente e molhe uma esponja (sem molhar muito), pressione o lado da esponja com tinta no desenho vazado em cima do tecido (não esfregue), depois que preencher bem a imagem, deixe secar por algumas horas.



É muito legal usar essa técnica do estêncil para fazer em caixas de MDF, de papelão ou até em vidro mesmo (mas para esse último, acredito que precise de tinta especial). Então se a ideia é fazer um convite ou lembrancinha especial para madrinhas, padrinhos, daminhas e pajens, vale a pena abusar dessa técnica.



Obs 1.: É possível comprar por ai vários tipos de estêncil, com desenhos, com letras e por ai vai. Como esse aí do lado ->
Obs 2.: Como eu já disse, eu adoro trabalhos manuais, de artesanato, e eu costumava pintar caixinhas de MDF eu usava o estêncil até para passar massa e fazer algum trabalho com relevo.
Obs 3.: E eu fazia meu próprio estêncil, um material que é bem legal de usar é aqueles Raio-X de 300 anos atrás, mais antigos ou capas de encadernação.

Espero que tenham gostado e "mãos à obra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário